terça-feira

Titanic - A exposição


Quem me conhece sabe o quanto eu admiro a história do Titanic e o quanto amo o filme.
Já teve até quem tirasse sarro por eu assistir todo ano o filme. Pra mim, é uma espécie de tradição assisti-lo e me emocionar (coitado do Gu que sempre tem que ver comigo!).

Já estava felizona pois em 2012, no mês do meu aniversário, vai estrear a versão em 3D do filme. 
Mas aí vou até o shopping com o Gu e leio nos totens "Titanic - A exposição. Em breve".
OMG! 
Em breve quando???
Aí, nessa sexta o Gu liga me perguntando se eu queria ir a exposição no domingo dia 11/12/2011!!!! 
EU QUEROOOOOO MUITOOOOO =')

E valeu meu ano ter ido a essa exposição.
Já na entrada eles dão réplicas do cartão de embarque que contém o nome do passageiro e sua história.
No final você descobre qual o seu fim no Titanic (eu fui uma sobrevivente!).
Há algumas fotos e alguns vídeos na internet, apesar de ser proibido filmar e fotografar, mas não vou colocar aqui pra não estragar a surpresa de quem vai!
E quem vai e não quer saber de nada pare de ler aqui!!! hahahaha

Eu nunca me comovi tanto com essa história como lá.
Os pertences que foram retirados do fundo do mar ali .. bem na sua frente. Alguns em perfeito estado.
Objetos pessoais como óculos, roupas .. até mesmo um kit de perfume exalando o aroma ainda!
É de se emocionar! Tive que conter as lágrimas para não pagar um mico básico!
Sou muito emotiva e tenho empatia por todos, por isso, cada objeto que eu via, cada foto, cada relato que eu lia .. eu me emocionava.
Recriaram as cabines de primeira, segunda e terceira classe, a casa das máquinas e em cada seção havia uma trilha sonora e uma iluminação.
Fica impossível não se comover.
Há um iceberg com a temperatura próxima a daquele dia, e eu coloquei minha mão nele e imaginei aquela temperatura correndo pelo meu corpo .. mas é impossível reviver o que aquelas pessoas sentiram. 
Pra mim, foi o pior desastre que já existiu.
Aquelas pessoas estavam indo atrás de um sonho, estavam voltando para a sua casa .. mas aquele monstro gigante frio estava esperando no meio do oceano. 
Famílias sendo dizimadas, pessoas morrendo de hipotermia, pessoas sendo separadas em botes, pessoas se jogando em alto mar, pessoas que se vestiram para afundar, pessoas que tocavam a última música da vida delas.
E as que sobreviveram, contam que suas vidas nunca mais foram as mesmas. 
Tinham pesadelos terríveis sobre aquela noite. Viviam um terror mental e com muito medo.

Em breve o navio não existirá mais. Dentro de uma ou duas décadas.
Os microrganismos que o corroem farão ele implodir ou se desfazer. E ele será uma lembrança fantasmagórica triste e chocante.

A noite do desastre do Titanic apresentava condições incomuns que ajudou a ocultar a presença do iceberg até que fosse tarde demais para evitar. Uma noite sem luar que não ajudou a iluminar o oceano. 

 Jack Thayer - Passageiro de Primeira classe. 
" Nao havia luar, e eu nunca havia visto as estrelas brilharem tão intensamente; elas pareciam sair do céu, reluzindo como diamantes. Era o tipo de noite que fazia uma pessoa sentir-se grata por estar viva." (frase enviada para o meu email, da equipe de produção da exposição do Titanic, após a minha pergunta no Fale Conosco. Muito eficientes!)


O iceberg apareceu como uma missa negra, como um demônio esperando por aqueles 2.228 passageiros.
Uma noite que seria linda, mas que acabou sendo uma das histórias mais sombrias de todos os tempos.
Meus eternos pêsames as vitimas desse acidente. 
E minha eterna admiração àqueles passageiros e tripulantes corajosos que cederam seus lugares, que tentaram acalmar os outros, que decidiram morrer com seus familiares ao invés de se separarem para sempre.

A exposição já rodou o mundo todo e em breve vai embora =(
Eu vi a exposição 3 vezes em um dia!
Sim, sou louca. Se eu assisto o filme até hoje sempre que posso imagina o que eu fiz lá!
Eu fui até o final, voltei e vi tudo novamente e voltei vendo tudo de novo!
E eu espero ir novamente!
Vale a pena!

Bom aperte o play e vá lendo o início da condenação do RMS Titanic .. naquela terrível noite de 14 de abril de 1912.. 


A colisão 

A bordo do Titanic, J. Bruce Ismay, Administrador e Diretor da White Star Line, urgiu fortemente para que o capitão aumentasse a velocidade do navio apesar do fato que era prática padrão manter as máquinas em marcha lenta, afinal das contas o navio era novo. Ismay estava ansioso em quebrar o recorde do Olympic afim de armazenar publicidade adicional. No sábado, 13 de abril, com 24 das 29 caldeiras acesas, Ismay foi escutado em conversação com o capitão onde falou sobre melhorar o desempenho do navio. Ismay declarou enfaticamente, "Você vê eles estão trancando a pressão. Tudo vai bem. As caldeiras estão trabalhando bem. Nós faremos melhor. Corra amanhã".

Domingo, 14 de Abril de 1912

9:00 
        A primeira mensagem relatando a presença de gelo é recebida pelo Titanic proveniente do S.S. Caronia notificando a presença de campos de gelo em 42o N, de 49o a 51o W, avistados em 12 de Abril. 
        Alguns passageiros notam blocos de gelo passando pelo navio ao longo da manhã. 


10:30 
        A missa dominical é realizada no salão de jantar da primeira classe.

11:40 
        O vapor holandês Noordam relata a presença de muito gelo aproximadamente na mesma posição da relatada pelo Caronia.

12:00 
        Na asa da ponte de navegação é medida a posição do navio com o sextante, e registrada a distância percorrida "546 milhas (878,6 km) desde o meio dia de sábado".

13:42 
        S.S. Baltic envia a terceira mensagem recebida pelo Titanic avisando sobre icebergs e grande quantidade de gelo em 41o51' N e 49o52'W, 402.3 km à frente do Titanic. 
        Cap. Smith passa a mensagem para Ismay, o qual a guarda. Posteriormente ele a mostraria para alguns passageiros.

13:45 
        S.S. Amerika, da Alemanha, e o navio mais próximo de Cape Race, Newfoundland, envia a quarta mensagem recebida. Talvez a mensagem mais importante recebida, ela relatava a presença de dois grandes icebergs em 41o27'W e 50o8'W, observados no mesmo dia. Esta mensagem nunca chegou a ponte de comando, possivelmente Jack Philips, operador do telegrafo do Titanic, não teve tempo para enviá-la ao capitão pois o aparelho de telegrafo quebrou pouco após o recebimento desta mensagem, tendo Phillips e Bride, seu substituto, passado grande parte do dia consertando o aparelho.

17:50 
        O Capitão Smith altera o curso do Titanic um pouco para sudoeste, talvez para evitar a presença de gelo.

18:00 
        O segundo oficial Lightoller substitui o oficial chefe Wilde na ponte.

19:15 
        O primeiro oficial Murdoch ordena o fechamento da escotilha do castelo de proa para que a luminosidade de dentro não interfira com os vigias no cesto da gávea.

19:30 
        Chega a quinta mensagem, transmitida do S.S. Californian para o S.S. Antillian reportando a presença de três grande icebergs ao sul de sua posição em 42o3'N e 49o 9'W, aproximadamente 80 km à frente do Titanic. 
        A temperatura do ar é registrada como 0,5oC, 6 graus a menos que a registrada as 17:30.

20:40 
        O segundo oficial Lightoller ordena um vistoria no suprimento de água fresca, uma vês que a água do mar está próxima da  temperatura de congelamento (da água doce).

20:55 
        O capitão se retira após o jantar e vai até a ponte onde comenta como oficial de guarda, segundo oficial Lightoller, sobre o tempo calmo e a noite clara apesar da falta da lua, assim como a visibilidade de icebergs durante ume noite sem luar. 
        O Titanic faz 22 nós com 24 de suas 29 caldeiras ativadas.

21:20 
        O Capitão se retira para seu quarto, dando ordens para ser acordado se algo acontecer.

21:30 
        Lightoller manda os vigias no cesto da gávea ficarem alertas para icebergs até a manhã.

21:40 
        A sexta mensagem é recebida pelo Titanic proveniente do S.S. Mesaba relatando grande quantidade de gelo e grandes icebergs de 41oN a 41o25'N e de 49oW a 50o30'W, nas proximidades do Titanic. 
        Novamente esta mensagem não chegou até a ponte. Supõe-se que Phillips estava muito ocupado trocando mensagens de passageiros com Cape Race para poder deixar a sala de telegrafo e levar a mensagem até a ponte. 
        No total, seis mensagens alertam o Titanic da presença de um grande campo de gelo diretamente à frente.

22:00 
        O primeiro oficial William Murdoch assume a guarda, dispensando Lightoller. 
é feita a troca de vigias. Os que entram são informados que devem ficar atentos a icebergs. 
        A temperatura do ar é agora de 0o C. o céu está sem nuvens e o ar está claro.

22:30 
        A temperatura do mar é agora de -2oC

22:55 
        O S.S.Californian, parado em um campo de gelo ao norte do Titanic envia a última mensagem recebida pelo Titanic. Phillips, operador de telegrafo do Titanic corta a mensagem do Californian, avisando que estava em contato com Cape Race. 
        O operador do Californian continua a ouvir as mensagens do Titanic até as 23:30.

23:30 
        O único operador de telegrafo do S.S. Californian, terminando seu serviço do dia, desliga seu equipamento e vai para a cama como de costume. 
        Frederick Fleet e Reginald Lee, vigias da noite, assumem seus postos para observar o mar à frente e avisar a ponte de qualquer perigo iminente. Sem binóculos, eles se esforçam para poder visualizar qualquer perigo à frente quando eles notam uma indistinta cerração aparecendo diretamente à frente 


23:40 
        Inesperadamente Fleet, observa uma grande forma escura indistinta elevando-se 18 metros acima da superfície e que ele reconhece como sendo a ponta de um iceberg a aproximadamente 460 metros diretamente a frente, e rapidamente toca o sino de aviso três vezes e imediatamente avisa a ponte, "iceberg diretamente a frente". O sexto oficial Moody na ponta recebe a mensagem e imediatamente a passa para Murdoch o qual ordena tudo a estibordo no timão enquanto pelo telegrafo de bordo ordena a parada seguida de reversão total dos motores. 
        Irá levar ainda alguns segundos para o imenso navio iniciar sua curva à esquerda. Infelizmente, devido aos poucos testes realizados com o navio, não se sabia quanto tempo, nem qual a distancia necessária para que ele realizasse tal manobra. 
        Após a proa virar dois pontos (10 graus), o iceberg atinge o navio diretamente a estibordo gerando um tremor sentido por todo o navio. Murdoch imediatamente fecha as portas a prova d'água a baixo da linha d'água fechando os compartimentos estanques e prendendo para sempre muitos trabalhadores no interior do Titanic. 
        À 22 nós, a colisão dura apenas 10 segundos, mas o suficiente para a colisão causar sérios danos estruturais ao casco. No total foram apenas 32 segundos entre o avistamento e final da colisão 
        O impacto é notado por vários passageiros como um tremor seguido por um rangido metálico.

23:41 
        O Capitão chega a ponte onde recebe o relatório do acontecido. 
        é ordenada parada total dos motores.

23:50 
        10 minutos após a colisão a água já atinge 4 metros acima da quilha e inunda completamente todos os compartimentos danificados à exceção da casa de caldeiras número 5. O iceberg havia danificado o casco cerca de 3 metros acima da quilha e por uma distancia de aproximadamente 92 metros. A água entra rapidamente pelo porão de vante, pelos porões de carga 1, 2 e 3, e pelas salas de caldeiras 5 e 6, a qual apresenta 8 pés de água. 
        Os motores são colocados em "à frente devagar".

Segunda-feira, 15 de Abril de 1912

00:00 
        O Capitão chega a ponte onde recebe o relatório do acontecido. 
        é ordenada parada total dos motores. 
        A sala dos correios, 24 pés acima da quilha esta sendo alagada. 
        As caldeiras são fechadas e o excesso de vapor escapa por válvulas de segurança no topo dos chaminés.

00:05 
        O Capitão chama T. Andrews e ambos descem as conveses inferiores para verificar os danos. Não demora para Andrews perceber que a grande extensão dos danos condenou seu navio à morte e que logo este estaria sob as águas. 
        Andrews calcula que restam apenas uma a uma hora e meia antes do fim. Este cálculo se baseia no fato de que com 5 compartimentos alagados, logo a água começará a transbordar por cima das anteparas alagando os compartimentos seguintes. 
        é ordenado à engenharia "devagar à ré" com os motores. 
        A quadra de squash, 9,7 metros acima da quilha começa a alagar. 
        O capitão ordena ao oficial chefe Wilde que os botes-salvavidas sejam descobertos e preparados.

00:15 
        O Capitão Smith ordena a Phillips que inicie o envio de pedidos de socorro. Este o faz inicialmente com o sinal padrão de socorro da época, CQD, seguido pelo código do Titanic, MGY, e pela localização estimada do navio, 41o46'N e 50o14'W. 
        Os botes salva-vidas começam a ser preparados, e os passageiros são ordenados a irem para os conveses externos com coletes salva-vidas. 
        A banda começa a tocar musicas alegres de ragtime na sala de estar da primeira classe do convés A, se dirigindo posteriormente ao convés de barcos, próximo à entrada de bombordo da grande escadaria.

00:18 
       O vapor alemão Frankfort é o primeiro navio a responder aos pedidos de socorro, seguido pelo canadense Mt Temple, pelo Virginian e pelo russo Burma. 


00:20 
São dadas ordens para os passageiros começarem à entrar nos botes salva-vidas. 
O Titanic começa a apresentar uma inclinação e sua proa inicia seu mergulho na água gelada.

00:25 
        O S.S. Carpathia, que se dirigia de Nova Iorque a Liverpool, é é finalmente contactado a 94 km de distância. Arthur H. Rostron capitão do Carpathia, imediatamente altera seu curso e ruma a máxima velocidade para o Titanic. Sua velocidade máxima de 17,5 nós permite que ele chegue ao local apenas 4 horas após receber o pedido de socorro. 
        Os botes salva-vidas começam a ser baixados sob grande desorganização devido ao alto ruído do vapor das caldeiras sendo liberado. Lightoller, segue fielmente as ordens de embarcar apenas mulheres e crianças, enquanto que Murdoch permite que, após todas a mulheres e crianças sozinhas terem embarcado, casais embarquem seguidos por homens solteiros. 


00:34 
       O Frankfort avisa que está a 241 km de distância. O Olympic, irmão gêmeo do Titanic é contactado a 805 km de distância.

00:45 
        Bride sugera a Phillips que este mude para o novo sinal de socorro, S.O.S sendo esta a segunda vez que este sinal foi utilizado. 
        Na ponte, a visão de luzes de outro navio no horizonte faz com que o quarto oficial Joseph G. Boxhall, inicie o lançamento de foguetes de sinalização na esperança que algum o navio próximo os veja. Os foguetes continuam a ser lançados até 1:45 num total de oito. A luz de sinalização do Titanic também é acionada. 
        O navio visto chega a se aproximar do Titanic o suficiente para que suas luzes de navegação sejam vistas. Em seguida ele muda de curso e se afasta. 
        O primeiro bote salva-vidas (no 7, estibordo) é descido com apenas 27 pessoas. A falta de treinamento e conhecimento da tripulação faz com que estes temam que, se os botes forem descidos cheios, eles possam virar. 
        O bote no 4, bombordo, começa a ser carregado.

00:55 
        O bote no 6, bombordo é descido com 28 pessoas a bordo, incluindo Molly Brown e o Major Peuchen. 
        O bote no5, estibordo, é descido com apenas 41 pessoas. O quinto oficial Lowe ordena que J. B. Ismay se afaste pois este esta atrapalhando seu trabalho.

1:00 
        O bote salva-vidas no 3, estibordo, desce com 32 pessoas, sendo 11 tripulantes. Este foi o 4o bote a ser descido.

1:10 
        O bote de emergência no 1, estibordo, desce com somente 12 pessoas incluindo Sir Cosmo e Lady Duff Gordon e 7 tripulantes. Este foi o 5o bote a ser descido. 
        O bote no8 de bombordo é descido com 39 pessoas.

1:15 
        A inclinação do convés fica maior. São dadas ordens para que os botes salva-vidas sejam descidos mais cheios. Thomas Andrews exerce importante papel ajudando a descer os botes e fazendo com que eles sejam devidamente cheios. 
        A água já atinge o nome do Titanic pintado na proa. O Titanic começa a de inclinar para bombordo.

1:20 
        O bote no 10 desce com 47 pessoas. Uma forte inclinação para estibordo é notada.

1:25 
        O bote no 16 de bombordo é descido com 42 pessoas. 
        Desce o bote no 14 com 60 pessoas à bordo, incluindo o quinto oficial Lowe, o qual é forçado a disparar três tiros para o ar a fim de evitar que outros passageiros pulem no bote já cheio.

1:30 
        O pânico começa a se formar entre o passageiros ainda à bordo. 
        Os pedidos de socorro começam a indicar sinais de desespero como " estamos afundando rápido" e "mulheres e crianças nos botes. Não podemos durar muito mais". 
        Ben Guggenheim e seu criado colocam suas roupas de noite sob o argumento de que "Nós nos vestimos com nossa melhor roupa e estamos preparados para afundar como cavalheiros". 
        Descem os botes nos 9 e 12.

1:35 
        Desce o bote no 11.

1:40 
        A maioria dos botes à vante já foram descidos, os passageiros buscam os botes à ré. 
        O bote desmontável C desce com 32 pessoas, incluindo J. Bruce Ismay, sendo este o último bote de estibordo a ser descido. 
        O bote de estibordo no 13 desce com 54 pessoas, principalmente da segunda e terceira classe. Logo após é descido o no 15 com 57 pessoas. Este bote quase colide com o no 13 que estava diretamente abaixo. 
       é lançado o ultimo foguete sem que se consigua contato com o navio visto.

1:45 
        O bote de emergência no 2 desce com 20 pessoas. Este foi o 15 o bote a ser descido. 
        As ultimas palavras ouvidas do Titanic pelo Carpathia "sala de maquinas e caldeiras alagadas".

1:50 
        O bote salva-vidas no 4 desce com 34 pessoas. Este foi o 16o bote a ser descido. J.J. Astor é proibido de entrar junto com sua esposa.

2:00 
        A água já está a 3 metros abaixo do convés A. 
        O chefe da banda, Wallace Henry Hartley, começa a tocar " Mais perto de Ti Senhor", o qual ele dizia que seria o hino de seu funeral. 
        Para manter o controle durante o lançamento do desmontável D, Lightoller agita sua pistola no ar (possivelmente atira) e os membros da tripulação formam um circulo ao seu redor para garantir que somente mulheres e crianças entrem neste bote.

2:05 
        Desce o desmontável D com 44 pessoas, o último bote salva-vidas a ser descido. A inclinação do navio fica maior e a água já atinge o convés A. 
        Aproximadamente 1.500 pessoas ainda estão a bordo. 
        O castelo de proa esta totalmente submerso e a inclinação dos conveses fica maior.
        O Capitão Smith libera Phillips e Bride de suas funções dizendo que "Homens, vocês fizeram tudo que podiam. Vocês não podem fazer mais nada. Abandonem sua cabine. Agora é cada homem por si mesmo.". Phillips continua a enviar pedidos de socorro por mais alguns minutos. 
        Ao caminhar para a ponte, ele repete para vários tripulante que "é cada homem por si mesmo". Possivelmente seus últimos pensamentos forma sobre sua Eleanor e sua filha Helen. 
        A banda toca "Outono".

2:10 
        Phillips envia o último pedido de socorro. 
        Thomas Andrews é visto sozinho na sala de fumantes da primeira classe olhando o vazio.

2:15 
        A ponte mergulha na água que começa a tomar o convés de botes. O movimento para frente do Titanic gera ondas que varrem o convés. Uma delas joga Murdoch dentro da água onde ele vem a morrer afogado ou esmagado pelo chaminé 1 que cai logo em seguida.

2:17 
        A popa está completamente fora d'água, e a forte inclinação faz com que o primeiro chaminé caia para frente, matando muitas pessoas que se encontravam na água. O bote desmontável B é carregado para fora pela água. 
        A proa mergulha em direção ao fundo enquanto centenas de passageiros da 2a e 3a classe ouvem o padre Thomas Byles reunidos no final do convés de botes. 
        Muitos passageiros e tripulantes pulam para fora do Titanic. 
        O desmontável A flutua livre para fora com o fundo virado para cima e perigosamente sobrelotado. Lowe no bote 14 os resgata antes do amanhecer, embora possivelmente metade das pessoas a bordo tenha morrido durante a noite e caído na água. 
        A banda para de tocar

2: 18 
        As luzes piscam e se apagam definitivamente. 
        Um grande barulho é ouvido enquanto os objetos soltos do interior do navio caem em direção à proa. 
        A grande tensão no casco quebra o Titanic em dois. A popa retorna a sua posição horizontal e , puxada pela proa, sobe rapidamente no ar até ficar completamente perpendicular.

2:20 
        A inclinação da popa diminui conforme o Titanic desaparece sob as águas do Atlântico Norte. Muitas pessoas ainda se mantém vivas boiando na superfície, seus gritos de angustia diminuindo lentamente até se transformarem em um longo e contínuo canto de lamentação. 
        Misericordiosamente em pouco menos de 10 minutos a morte por congelamento os atinge, poupando-os do afogamento. 
        Após unir os botes 4,10, 11 e o desmontável C e passar os sobreviventes do bote 14 para estes outros, o quinto oficial Harold Lowe retorna para procurar por sobreviventes. Mas chega tarde e somente 6 pessoas são encontradas ainda vivas, Jack Stewart, camareiro, William F. Hoyt, da primeira classe e um homem japonês da terceira classe. William F. Hoyt viria a falecer em seguida. 
        Mais tarde o bote no 12 é sobrecarregado com 70 pessoas provenientes de outros botes.

3:30 
        Os foguetes de sinalização do Carpathia são vistos pelos botes salva-vidas.


4:10 
        O primeiro salva-vidas, o no 2, chega ao Carpathia. 
        Gelo e destroços se misturam na água no local do naufrágio.

5:30 
        Após ser avisado pelo Frankfurt do desastre, o Californian se dirige para o local onde chegará três horas após.

5:30 a 6:30 
        Os sobreviventes do desmontável A são resgatados pelo bote 14, e os do desmontável B pelos botes 4 e 12.

8:30 
        O último bote salva-vidas (no 12) é pego. Lightoller é o último sobrevivente a entrar no Carpathia. 
        O Californian chega próximo ao Carpathia, e se dirige para o local do naufrágio para procurar por mais sobreviventes, mas não há mais ninguém a ser salvo.


8:50 
        O Carpathia parte para Nova Iorque com 705 sobreviventes. é estimado que 1523 pessoas perderam a vida na tragédia. 
        Pelo telegrafo do Carpathia, J. B. Ismay envia a seguinte mensagem para os escritórios da White Star em Nova Iorque: 
"Com profundo pesar aviso-os que o Titanic afundou esta manhã após colidir com iceberg, resultando em séria perda de vidas. Mais detalhes depois."


17 de Abril 
        A White Star contrata o Mackay-Bennet em Halifax para procurar por corpos na área do desastre.

18 de Abril, 21:00 
        O Carpathia e os sobreviventes do Titanic chega à Nova Iorque. 
Conforme ele passa pela Estátua da Liberdade, 10.000 pessoas então presentes para esperar. 
Ele passa pelo pier 45 da Cunard e segue rio acima para o pier da White Star, onde os botes do Titanic estão pendurados em seu lado são descidos. Em seguida ele ruma para o pier da Cunard para que os sobreviventes desçam. 
Dezenas de repórteres estão no aguardo de notícias.

19 de Abril 
        é iniciado o inquérito pelo Senado dos Estados Unidos sobre o desastre. O Senador William A. Smith é o presidente. 
São ouvidas 82 testemunhas.

22 de Abril 
        O Minia se junta ao Mackay-Bennet na busca de corpos.

24 de Abril 
        Quando o Olympic está para sair de Southampton, seus foguistas entram em greve exigindo botes salva-vidas suficientes. 285 membros da tripulação abandonam o navio e a viagem é cancelada.

2 de Maio 
        é iniciado o inquérito da Câmara do Comércio da Inglaterra. 96 testemunhas são chamadas.

6 de Maio 
        A White Star envia o Montmagny, de Sorel, Quebec, para ajudar a procurar por corpos

15 de Maio 
        O Algerine é enviado para procurar mais corpos.

25 de Maio 
        é encerrado o inquérito do senado americano.

12 de Junho 
        São encerradas as buscas por corpos. As últimas vítimas são enterradas em Halifax.

3 de Julho 
        é encerrado o inquérito da Câmara do Comércio da Inglaterra. 
        No total foram feitas 25.622 perguntas para as 96 testemunhas. Destas apenas três eram passageiros to Titanic, Sir Cosmo Duff Gordon e esposa e J. B. Ismay. 
        Foram também chamado o inventor do telégrafo sem fio, Sr. Marconi, e o explorador Sir Ernest Shackleton para dar testemunho sobre o gelo e "icebergs". 
        O capitão Lord do Californian é chamado para responder 1.600 perguntas. 
        Membros da tripulação, os proprietários do navio e membros da Câmara do Comércio da Inglaterra também são chamados. 
        O veredicto final recomenda que existam mais compartimentos à prova d'água em navios transatlânticos, botes salva-vidas para todos a bordo e melhores vigias.



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