quinta-feira

Drogas Ilícitas e licitas

Tem se falado MUITO ultimamente sobre a legalização da maconha, e eu como tenho conhecimento sobre o assunto, já que conheço pessoas que usam, devo expor minha opinião neste humilde blog.

Há quem diga que as drogas deveriam ser legalizadas. E geralmente quem concorda com isso ou é usuário ou está pretendendo ser.
E essas pessoas ainda dão a desculpa de que certas drogas lícitas são muito piores, viciam mais, matam mais, destroem mais...
Dizem frases batidas, como "é liberdade de expressão", é só pra "relaxar", "não sou viciado"...
Eu NUNCA fui viciada em nenhuma e NUNCA tive vontade de experimentar. E todas as pessoas que eu conheço e que usam, decaíram. Droga é suja, é dominante, é deprimente.

Muitas pessoas com problemas, usam para se anestesiar ou mascarar a dor.
Aliás, a pessoa tem sempre algum problema pra usar isso. Pra que ela desejaria ficar fora da sua realidade se ela fosse boa, né?
Mas a dor faz parte da vida. Se a pessoa mascarar seus sentimentos vai estar perdendo parte da sua vida.
E depois que o efeito passa, elas se sentem piores. Aí acabam usando mais e mais. Acabam afundando nesse poço que tem um fim prejudicial para todos. Para a família, que vê seus parentes se matando aos poucos, e para o usuário, que se destrói e nem sente.

Vemos sempre notícias e matérias sobre o álcool e o que ele faz com os usuários.
Sabemos que os bêbados causam acidentes, batem em sua família, discutem...
Alguns conseguem beber moderadamente, mas há aqueles que bebem TODO DIA.
São completamente viciados. Só conseguem rir, conversar e se socializar se tiver um belo copo de cerveja gelada ao lado. É como se a bebida fosse parte do seu corpo. Como se fosse um órgão vital e extremamente necessário.
O pior é que o marketing das bebidas, passam exatamente essa idéia.
Algumas propagandas passam idéias ainda piores, colocando não só a bebida num pedestal, como fazendo ela parecer essencial para atrair mulheres e para ser realizado e super feliz.
Reparem bem. Em todas as propagandas de cerveja por exemplo, todos riem demais, todos estão bem sucedidos indo para o happy hour, estão jovens, estão cheios de vida e lindos.
E todos nós sabemos que essa não é a realidade.

Cigarro ou maconha, a princípio são para relaxar .. a princípio você fuma para parecer adulto .. você fuma pq afinal, todo mundo está fumando .. você fuma para expandir as idéias .. para filosofar .. para isso .. para aquilo.
A verdade é que você fuma pq quer provar para o mundo que você faz o que quiser com sua vida.
Pena que você escolheu muito mal o que fazer com ela.

Cigarros contém 4.700 substâncias tóxicas e podem gerar 50 tipos de doença. Cigarros com sabores são ainda piores pois contem mais química e foram elaborados especialmente para atrair os jovens.
Apesar de ser originada de uma planta, a maconha possui substâncias alucinógenas, portanto é sim uma droga. E existem muitas plantas na natureza que podem até matar uma pessoa, sendo assim, essa desculpinha esfarrapada de "é natural por isso não pode faz mal", já pode ser descartada.
Aliás, apenas a folha é natural, a partir do momento que ela é misturada com outras substâncias, que é colocada na seda ou celulose, enfim, ela já não é mais uma planta e sim um fumo modificado e que trará consequências.
Além disso ela é capaz de disparar esquizofrenia num pequeno número de pessoas, especialmente aqueles que já têm depressão ou ansiedade ou que são vulneráveis a problemas de saúde mental (mas eles geralmente não sabem que são vulneráveis).
A fumaça da maconha possui mais substâncias prejudiciais do que a fumaça de cigarro. E também causa os mesmos problemas que o cigarro como o câncer, problemas no peito e respiratórios, etc. (Leia aqui sobre outros efeitos da maconha). Os riscos podem ser maiores pois os fumantes de maconha tragam mais fundo e por mais tempo.
E claro, tem o clássico problema de "perda de neurônios". Mas a maioria dos maconheiros acham que tem MUITOS e que a perda de alguns não vai fazer diferença.
Mas faz. Quem já conversou com um maconheiro de longa data sabe como ficam perdidos, falam coisas sem sentido, contam histórias repetidas, não lembram de certas coisas, fantasiam demais.
Chega a ser impossível manter uma conversa decente por apenas 5 minutos.
Triste não?
Uma coisinha enrolada com erva dentro .. acaba tendo um grande poder no ser humano que a usa.
Realmente lamentável.

Bom, das outras drogas não preciso nem comentar. E digo que NENHUMA, eu disse NENHUMA, é pior do que a outra.
Não precisa existir uma comparação entre elas ou taxar qual é a mais perigosa.
Droga é droga, e todas fazem mal e tem a mesma proporção de perigo.
O que muda é o tempo de demora para te destruir, mas o final todos já sabem.

Já me falaram também "mas você é viciada em chocolate, "todos tem um vício"...
Bom aí mais uma prova de que as drogas fazem mal. Eu gosto de chocolate, mas não vou ter uma crise se não comer um. Não preciso ir atrás de traficante para conseguir. Não ajudo a movimentar um mercado negro e sujo, como o de venda de drogas. E não como "uma carteira" de chocolates por dia. Se eu comer um chocolate, não vou ficar alterada, nem ter uma visão diferente da realidade. Vou ser eu mesma. E por último, não vou afetara vida da minha família e nem deixar ninguém preocupado comigo se eu comer um chocolate.

Tantas maneiras que existem de obterem sensações boas e as pessoas preferem a pior maneira de sentí-las.
Por isso ainda acredito que o ser humano é o pior de todos os seres.
Todos são egoístas e não se preocupam em ferir o outro. Sim, pq quando você usa isso, magoa e destrói a vida de quem te ama.
Esses, que vão na "onda" de amigos que são influenciados a experimentar mostram que não tem personalidade própria, que são tolos.
E quem oferece não é amigo realmente, pois amigo mesmo quer sempre o melhor para o outro, quer ver o amigo sempre bem e não no fundo do poço, destruindo sua vida com uma falsa alegria.


Uma perguntinha, o que é mais importante, a droga ou você mesmo?
O filme Requiem for a dream relata bem o que as drogas lhe oferecem realmente. Uma vida sem cor, sem amor próprio e sem rumo.
A cena em que depois de uma noite de prostituição, a Marion deita em posição fetal agarrada ao seu pacotinho de cocaína é deprimente. Ali mostra uma pessoa extramente escrava de um pouco de droga. Mostra uma vida sendo reduzida a pó, literalmente.

IMG Via

Sabe .. você pode tudo. A vida é feita de escolhas e por isso você deve fazer as escolhas inteligentes.
"Tudo me é licito mas nem tudo me convém."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe abaixo de seu comentário o endereço do seu blog para que eu possa retribuir a visita :D