terça-feira

Aula de sushi e sashimi básico


Ontem eu e o Gu fizemos nossa primeira aula de culinária!
O amigo dele tinha feito o curso e indicou a escola.
Como somos apaixonados por comida japa, resolvemos fazer o curso. Assim a gente come sushi a vontade e sem gastar muito!

Eu ADOREI aprender a fazer. É tão bom quanto comer. O jeito que você tem que preparar o arroz, enrolar no makisu, o jeito de cortar. É quase uma terapia. Você esquece de tudo e relaxa!
O cheiro então hmmmmm. Era melhor eu ter comido algo antes do curso, pq nunca passei tanta vontade na minha vida! Começou as 19h e fomos comer quase as 22h!

Para mim, fazer Uramaki (com arroz por fora) é mais fácil. E não se preocupe, ele não gruda no makisu ou sudare (esteira) pois você coloca papel filme nela para ser mais higiênico, e com isso não existem grude! O Hossomaki ou Futomaki (nori por fora) também é fácil, mas na hora de fechar eu achei que o meu ficou feio :x 
A diferença entre Hossomaki e Futomaki é o tamanho. Hossomaki é menor e tem apenas um recheio e o Futomaki, que é o mais popular, tem recheios variados.

Aprendi o Califórnia, com kani-kama, manga e pepino. O Filadélfia, com cream cheese e salmão e o Romeu e Julieta, com cream cheese, goiabada e morango.
Os niguirizushi, ou niguiri, são bem fáceis também. O mais "difícil" seria moldar a bolinha de arroz. Mas isso com o tempo você consegue aperfeiçoar. Fizemos de salmão e camarão.

Aprendemos a cozinhar o arroz e o camarão, aprendemos sobre a faca e o professor desmistificou alguns mitos. Por exemplo, verdade que a mulher não pode fazer sushi? NÃÃÃOOO, ela pode.
Os japas eram (alguns ainda são) machistas. As mulheres tinham que andar 5 passos atrás do homem. Elas não podiam sair sozinha e também não podiam preparar o sushi. O professor disse que o corpo da mulher tem a temperatura um pouco maior mesmo, mas que isso não impede, já que você tem que molhar as mãos para pegar o shari (gohan avinagrado).
Além disso, não devemos molhar os sushis no shoyu e nem misturar o wasabi nele. Mas claro, isso se você quiser comer de acordo com a cultura japonesa. Se não, coma do jeito que você mais gosta!

Valeu a pena fazer o curso! Agora só falta eu comprar algumas coisinhas e me acabar comendo essas delicinhas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe abaixo de seu comentário o endereço do seu blog para que eu possa retribuir a visita :D