terça-feira

Escola de princesas? Eu prefiro ser plebeia!

Não é errado ser vaidosa, querer se cuidar, comprar roupas, deixar a casa limpa e ser educada.
Mas quando você pensa que está nesse mundo apenas para ser assim e que serve apenas para ser um objeto decorativo e perfeito, você está se anulando e aceitando o papel baixo que a sociedade impôs.


Escola para meninas se tornarem princesas.
Aprendem a tomar chá, a se maquiarem e a arrastarem a cadeira...
Assista a reportagem aqui.

Vejo crianças já usando maquiagem, esmalte e saltinho e vejo mães comprando essa ideia.
Vejo até mesmo crianças já pensando em fazer alisamento no cabelo.
"vai mesmo continuar com esse cabelo, ou vai comprar esse shampoo que garantem fios mais lisos e cheios de vida" dizem os comerciais, e, na mente delas já entra a história de que o cabelo cacheado/ondulado é ruim, é impróprio, é sujo.


São meninas ou mini adultas? Cadê o valor da infância?
Elas podem correr com esses saltos e essas roupas pomposas?

Meninas que já não tem mais mentalidade de menina, ainda com 10 anos.
Não querem mais brincar de boneca. Querem namorar, se arrumar e competir com as amigas.
Alias, desde cedo isso é colocado na cabecinha delas "suas amiguinhas devem ter inveja de você" "você tem que ser a melhor" "a mais bonita" "a que comprou a nova sandália da Xuxa primeiro".


Como assim? Até isso cobram dessas meninas?
Os pais acham isso legal e bonitinho e postam na internet?
Qual o objetivo de vida que eles estão passando pra ela?
Assista o vídeo aqui.

Princesas devem estar perfeitas como as beldades das revistas. Devem se inspirar nelas, não podem sair por aí correndo, brincando, sujando a roupa e estragando o saltinho da bota cor-de-rosa que vem com uma bolsa cheia de brilho!

Meninas devem ajudar a mamãe a limpar a casa. Os meninos não, eles podem ficar lá fora brincando, imaginando que são super heróis que salvaram o mundo, e claro, as princesas.
Mais tarde, eles serão homens que não vão achar necessário ajudar a mulher em casa e tendo filhos, as meninas ajudarão e os filhos irão brincar, repetindo infinitamente essa regra.

Enquanto o irmão brinca com monstros e arminhas de água, a menina brinca de casinha, limpa a frauda do bebê e vai com as amigas no shopping da Barbie. Quem sabe lá não encontra o príncipe Ken, que a salvará e dará mimos a ela!

Até mesmo na alimentação as princesas tem regrinhas. "Vai mesmo comer sorvete? Você vai ficar gorda" é a dúvida que implantam os comerciais, as revistas e as novelas quando mostram garotas perfeitas. Nem mesmo as crianças eles poupam.
E porque poupariam , não é? Criança também é negócio, também gera lucro.
Ela vai pedir, vai implorar para que os pais comprem pois se na escola elas forem diferentes, não serão mais princesas e não terão tratamento VIP.


E essas meninas crescem.
E crescem antes da hora. Já sabem desde pequenas como o corpo da mulher deve ser, como elas devem se portar, como devem ser difíceis para serem valorizadas e assim conquistar o tão sonhado príncipe encantado.

Vão com as amigas à balada e julgam as que resolveram ser plebeias e curtir a vida sem regras.
Claro, os príncipes também não deixam de julgá-las. Princesas e plebeias são vadias, umas por serem fáceis demais e outras por se acharem demais.
Nenhuma está imune as acusações, mas todas servem para serem "admiradas", "tocadas" e "cantadas". Todas elas gostam disso, todas elas nasceram para isso.


Aí elas conseguem um alguém para chamar de amor e aí se tornam dependentes. Não conseguem andar com suas próprias pernas. Sempre inseguras, sempre querendo agradar, sempre buscando a perfeição ou já sabem né, podem ser traídas ou podem ficar solteiras (voz de horror aqui).

Não existe princesa sem príncipe. E sem eles não há realeza.
E a regra é clara, todas querem a realeza, a família feliz e perfeita. Aquela de comercial de margarina mesmo.
O duro é quando descobrem que o mundo não é cor-de-rosa com brilhos.
Não preparam as meninas/mulheres para isso. Uma pena.


Esse é o sonho de toda mulher? Viver a sombra de um príncipe e obter títulos de bem vestida?

Por isso eu gostaria que todas quisessem ser plebeias  Independentes, sem neuras e sem o desejo insano de se sentir completas apenas com um homem ao lado.
Ou, se for para serem princesas, que sejam como a Valente, que se sente bem sozinha e sendo ela mesma.
"Você vai arrasar com suas amigas.. novo laptop da Barbie .." Mas saiba, você vai arrasar ainda mais estudando, tendo um emprego e sendo independente! Aí sim vai ser um arraso!!
E se achar um amor, ame. Mas não tenha a obrigação de ficar com ele por não conseguir se manter sozinha emocionalmente ou financeiramente. Se não der certo, é só tentar de novo e de novo e de novo.


Se um dia eu tiver filhos (coisa que eu não quero, opa, infringindo uma regra da realeza aqui!) vou deixar que eles brinquem com o que quiserem e principalmente, vou acabar com esse conto de fadas inútil que querem empurrar em nós!


9 comentários:

  1. É não se pode exagerar, porque querendo ou não acabam sexualizando as crianças com esses coisas, não é mesmo?
    Uma vez ou outra tudo bem...faz parte da criança querer se maquiar...

    Beijos

    http://cihsato.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente.
      E sexualizando essas meninas, acabam com a inocência e a alegria da infância.
      Brincar virou coisa de criancinha (palavras das próprias crianças)..
      Beijos.

      Excluir
  2. Eu concordo com sua 'indignação'criança tem mesmo é que brincar, claro que nasceu mulher tem que se preocupar pelo menos um pouco com a vaidade, mas na hora certa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo, tudo tem sua hora.
      Sabe, "nasceu mulher tem que se preocupar" também deveria deixar de existir! hehehe
      É muita cobrança para que a gente se torne perfeita, né?
      Adoro quando fico em casa sem maquiagem e só de pijamão.
      Quem será que inventou que assim não somos bonitas?
      Beijos.

      Excluir
  3. Eu ando meio assustada com tudo isso aí que vc falou! primeiro vc vê a criança arrumadinha e com maquiagem e acha bonitinho depois pensa "pera aí, tem algo errado!" e qndo vc vê que as crianças da sua familia, com 3 ou 4 anos já querem pranchar o cabelo em vez de se sujar no barro como vc fazia nessa idade. Enfim, as crianças tao virando mini adultos e é logico que isso não é bom! Gostei muito do seu blog.=**
    http://opcaoc.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem uma imagem que circula no facebook de uma menininha super maquiada, de toalha enrolada no cabelo e outra no corpo.
      Aquilo me choca muito. 1º pq ela parece nem saber andar e 2º pq não combina uma menininha daquela daquele jeito tão adulto.
      Até aquelas crianças que participam de concursos de beleza me provocam pena.
      Tantas cobranças e mal sabem escrever o próprio nome.
      Lamentável :(

      Excluir
  4. Eu concordo totalmente... tenho 12 anos e tem gente que me acha velha demais para brincar ou pra ficar sem namorado... Eu não to nem ai, eu gosto de brincar, gosto de não ter namorado, por que, na verdade, com essa idade nem namoram, no maximo passeiam de maos dadas, então espero que as outras meninas menores entendam que a infância existe para alguma coisa, os adultos sempre dizem que sentem falta da infância, mas mesmo assim, colocam as crianças em concursos de beleza, em batalhas para ver quem é a melhor, os adultos estão usando as crianças para viver os próprios sonhos, como se elas fossem suas bonecas!

    Beijinhos,Luisa T.

    ResponderExcluir
  5. ATÉ QUE ENFIM ACHEI PESSOAS QUE ME ENTENDEM . TODO MUNDO FICA DIZENDO : AI QUE LINDINHA ! AI QUE DIVINA ! AI QUE MIMO ! MEU DEUS , TRATAM AS MENINAS ASSIM NESSA ESCOLA ? É DE VERDADE ? E A DONA ? NÃO SENTE VERGONHA ? E NINGUEM DENUNCIOU ESSA ESCOLINHA ? MEU DEUS , TEM QUE DENUNCIAR ALGUÉM TEM QUE FAZER ALGUMA COISA . SE SOUBER DISSO ME AVISE . BEIJOS <3

    ResponderExcluir
  6. E MAIS UMA COISA , AQUELAS MENINAS TEM 10 ANOS MESMO ? MEEEEEUUUU DEUS , PENSEI QUE ELAS TINHAM UNS 5 , 6 ! PELO AMOR DE DEUS , EU TENHO 10 ! (kkk) E NÃO FICO ME ACHANDO , A MINHA MÃE NUNCA IRIA ME COLOCAR NUMA PRISÃO IGUAL A ESSA !!

    ResponderExcluir

Deixe abaixo de seu comentário o endereço do seu blog para que eu possa retribuir a visita :D