segunda-feira

Bullying e Machismo - A semelhança entre eles

Não é de hoje que existe o bullying mas hoje vejo que as pessoas se esforçam para que ele acabe.
Eu já sofri com isso na escola e acho que a maioria também já sofreu. Só que alguns são mais intensos e ofendem mais e também depende de pessoa pra pessoa.

Quando eu era criança, fui muito zoada na escola por causa do meu nome. Me chamo Karla Shimene e Shimene não é sobrenome, é meu segundo nome.
Então por ser mais fácil eu me apresento como Karla, mas meus familiares e amigos mais próximos sempre me chamaram de Shimene.
Na escola, um dia minha irmã me chamou pelo segundo nome e aí começaram as piadinhas infames.


As provocações e exclusões não tem idade para começar

No começo eu me irritei bastante, mas meus pais diziam para ignorar que assim iam parar. Só que isso não aconteceu. Me chamavam de chineque, chinelo e lá pela 6º série, quando as mentes já começaram a ficar maliciosas, eu chegava na sala alguns garotos diziam: "comi chineque ontem". Até a 8º série, que foi quando mudei de escola tive que aguentar piadas velhas e que já nem faziam mais efeito.

Eu diria que fiquei calejada. Nada mais me afetava e eu até mesmo conseguia rir do que inventavam pra mim. Um dia contei pra minha mãe o apelido "novo" que me deram: Meu nome completo é Karla Shimene Fortes Couceiro e um menino chamado "Lesley" me chamou de Carne Chineque Risoles Pão Seco!!! Na hora eu não ri, mas quando cheguei em casa e contei pra minha mãe ela riu e levou na brincadeira. Então como eu já nem ligava mais acabei me divertindo também. Ela disse que me ajudaria a achar um apelido pra ele mas quando eu disse o nome aí a gente riu ainda mais.
Mais tarde quando começou a série Presença de Anita fui chamada de Presença de Marmita pelo mesmo garoto e aí sim ri perto dele. Depois disso ele não gastou mais energias inventando nada pra mim!
Mudei de escola e cheguei a contar essas coisas, me divertindo e sem nenhuma mágoa.

Claro, relembrando minha trajetória na escola percebo que também não fui nenhuma santa e isso me deixa mal.Lembro que xinguei uma menina junto com outras na 4º série. E não acho que foi apenas coisa de criança. Isso afeta muito e mesmo sofrendo provocações eu fiz o mesmo.
Vingança talvez? Ainda assim eu deveria ser punida, assim como todos que fazem isso nas escolas.


Pessoas negras são alvo de bullying não só na escola, mas também na faculdade e no trabalho.
Há alguns meses saiu uma notícia sobre uma mulher negra que teve uma sugestão preconceituosa do chefe. Ele mandou que ela desse "um jeito" no cabelo.
Infelizmente há diversos casos sobre preconceito nas escolas e em outros lugares.


Ao ler certos relatos e ver gente sendo excluída percebo que eu nem sofri nenhum bullying e nem cometi.
Cada vez mais tenho certeza de que algumas crianças não são inocentes, mas sim maldosas e sem escrúpulos.
Na certa é culpa dos pais, eu sei. Mas dói ver uma criança sendo deixada de lado e sendo torturada, espancada todos os dias num ambiente em que deveria acrescentar educação e coisas novas.


E só piora quando são adolescentes.
Amanda Todd, acabou se matando pois sofreu dia e noite, em várias escolas e na internet. Isso porque ela mostrou seus próprios seios, seu próprio corpo.
Ela foi ameaçada pelo homem que a persuadiu quando tinha apenas 13 anos. Ele disse que se ela não mostrasse novamente, ele colocaria a foto na internet e faria da vida dela um inferno. E foi o que aconteceu. Espero que ele esteja cheio de remorso com a morte dessa menina.
Ela foi xingada em várias escolas, foi humilhada, excluída, teve perfis falsos com seus seios, foi satirizada. E a esse homem nada aconteceu.
Machismo? Sim ou com certeza?
E quem são essas pessoas que a julgaram? Elas nunca erraram? Nunca fizeram algo que se arrependeram ou por impulso?


Amanda Todd - Vítima de Cyberbullying

Olivia Penpraze foi perseguida pelos colegas, e sofreu de anorexia, depressão e psicose.
Ela se sentia feia, dizia que nada dava certo e que ela era um desperdício. Mas quem colocou isso em sua cabeça? Será que essas "brincadeirinhas" não fazem mal mesmo ou as pessoas é que são egoístas demais para se calarem e pouparem as pessoas de seus comentários que nada acrescentam?
Ela fez um vídeo onde dizia que ia se suicidar e muitos dos comentários incentivaram ela a morrer.


Olivia fazia vídeos com plaquinhas como muitos adolescentes fazem para desabafar.
Infelizmente seus pais não acompanhavam suas redes sociais e só foram descobrir os problemas dela depois de seu suicídio


E o que dizer de Karina Veiga?
Ela transou com o namorado, confiou nele.
Ele coloca as fotos, diz que foi traído (até hoje ninguém sabe se foi mesmo e mesmo se fosse deveria terminar como uma pessoa de caráter) e jogou as fotos intimas deles na internet.
O que acontece? Quem é xingado? Em algumas fotos também aparece a parte intima dele, mas quem é julgado pela sexualidade?
Sim, a Karina.
Ninguém nem lembra dele, muito menos dessa traição e desrespeito que cometeu.
Qual o ato mais vergonhoso do ser humano, fazer sexo ou espalhar a intimidade de uma pessoa sem o consentimento dela?
Agora ela também está sendo julgada por muita gente e é alvo de trolls que criaram páginas no facebook que servem apenas para que essas pessoas fracassadas e sem coração descontem suas frustrações nela.


Karina Veiga foi a juri popular.
Hipocrisia o país do carnaval se escandalizar porque uma adolescente faz sexo?

Existem tantos outros casos. Existem também homens que sofrem com isso, mas a maioria é mulher. E quando chega na adolescência e na fase adulta é muito julgamento quanto a beleza e a sexualidade.


Paula foi uma das poucas meninas fora dos padrões que participou do Big Brother Brasil.
Durante uma prova onde tinha que subir numa garrafa, Paula caiu assim como
outras meninas mas fizeram apenas gifs dela caindo.
A piada foi somente a Paula por ela não ser como as pessoas julgam que ela deva ser.

Quando esses padrões foram destruídos. Quando essas cobranças não forem mais aceitas. Quando começarem a questionar algo vai mudar.
Bullying em boa parte é machista. Tiram sarro da mulher por ser vadia, pela roupa e pela beleza. Tiram sarro do menino bonzinho, "viadinho", fraco e o chamam de mulherzinha (como se ser mulher fosse algo degradante).
Como eu já disse, acabar com o machismo é um trabalho de formiguinha, mas muitos problemas vem disso e portanto não devemos desistir.


Sabe quando a gente vê uma mulher na rua e cutucamos a pessoa do lado pra fazer um comentário maldoso?
Isso é um julgamento e você está cometendo bullying e sendo e machista.
Bullying mata, julgamentos também e o machismo mais ainda.
Andam de mãos dadas e fazemos parte dele sem perceber.

10 comentários:

  1. Oláaa amore !
    Segui a sua sugestão e fiz um post de fantasias !
    Neste , coloquei apenas algumas sugestões .. mais essa semana ainda fasso um post sobre o que fazer antes e depois de colocar aquela linda lingerie *-*

    Beijoos daa Brunaa ♥
    amostraintima.blogspot.com

    Espero que goste ♥

    ResponderExcluir
  2. Também sofri um pouco de bullying na escola como todo mundo, mas nenhum foi tão ruim, mas mesmo assim me magoaram. Quando eu aprendi a rir das piadas que faziam de mim, mesmo sem achar graça, as pessoas pararam de me irritar e foram atrás de um alvo mais indefeso.
    Minha nossa, essa Karina Veiga é da minha cidade! A cidade é pequena, então imagine a fofoca que fizeram! Até hoje ninguém por aqui sabe direito quem foi o cara que fez isso, mas dela falaram de tudo. É realmente muito chato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coitada da Karina.
      É uma pena ainda existirem pessoas que se metem na vida alheia e fazem tempestade em copo d'água.
      Incrível como as pessoas esquecem rápido dos próprios erros mas estão sempre prontas para jogar na cara o dos outros..

      Excluir
  3. Bullyng, machismo, homofobia, racismo. Práticas corriquieras que aindam revelam muito sobre a nossa mentalidade. Essa semana minha timeline foi tão inundada por canteúdos preconceituosos que acabei escrevendo um texto-desabafo lá no blog.
    :*
    http://sesobrarpapel.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, às vezes bloqueio as atualizações de alguns amigos pois tem muita coisa horrível.
      Vou dar uma lida em seu texto.
      Beijos.

      Excluir
  4. Extremamente triste e revoltante! Eu repudio esse tipo de atitude. E quem fala que bullying é frescura não tem coração :/

    ResponderExcluir
  5. é uma ealidade mt triste e revoltante e como nos casos que vc citou, geralmente o peso dessa agressividade recaia mais sobre as meninas.

    Creio ainda que educação e respeito andam passando longe de muitas pessoas.
    abraços!

    ResponderExcluir

Deixe abaixo de seu comentário o endereço do seu blog para que eu possa retribuir a visita :D