sexta-feira

Dispenso esta rosa!


Dia 8 de março seria um dia como qualquer outro, não fosse pela rosa e os parabéns. Toda mulher sabe como é. Ao chegar ao trabalho e dar bom dia aos colegas, algum deles vai soltar: "parabéns".

Por alguns segundos, a gente tenta entender por que raios estamos recebendo parabéns se não é nosso aniversário (exceção, claro, à minoria que, de fato, faz aniversário neste dia). Depois de ficar com cara de bestas, num estalo a gente se lembra da data, dá um sorriso amarelo e responde "obrigada", pensando: "mas por que eu deveria receber parabéns por ser mulher?".

Mais tarde, chega um funcionário distribuindo rosas. Novamente, sorriso amarelo e obrigada. É assim todos os anos. Quando não é no trabalho, é em alguma loja. Quando não é numa loja, é no supermercado. Todos os anos, todo 8 de março: é sempre a maldita rosa.

Dizem que a rosa simboliza a "feminilidade", a delicadeza. É a mesma metáfora que usam para coibir nossa sexualidade -- da supervalorização da virgindidade é que saiu o verbo "deflorar" (como se o homem, ao romper o hímen de uma mulher, arrancasse a flor do solo, tomando-a para si e condenando-a -- afinal, depois de arrancada da terra, a flor está fadada à morte). É da metáfora da flor, portanto, que vem a idéia de que mulheres sexualmente ativas são "p***s", inferiores, menos respeitáveis.

A delicadeza da flor também é sua fraqueza. Qualquer movimento mais brusco lhe arranca as pétalas. Dizem o mesmo de nós: que somos o "sexo frágil" e que, por isso, devemos ser protegidas. Mas protegidas do quê? De quem? A julgar pelo número de estupros, precisamos de proteção contra os homens. Ah, mas os homens que estupram são psicopatas, dizem. São loucos. Não é com estes homens que nós namoramos e casamos, não é a eles que confiamos a tarefa de nos proteger. Mas, bem, segundo pesquisa Ibope/Instituto Patricia Galvão, 51% dos brasileiros dizem conhecer alguma mulher que é agredida por seu parceiro. No resto do mundo, em 40 a 70 por cento dos assassinatos de mulheres, o autor é o próprio marido ou companheiro. Este tipo de crime também aparece com frequência na mídia. No entanto, são tratados como crimes "passionais" -- o que dá a errônea impressão de que homens e mulheres os cometem com a mesma frequência, já que a paixão é algo que acomete ambos os sexos. Tratam os homens autores destes crimes como "românticos" exagerados, príncipes encantados que foram longe demais. No entanto, são as mulheres as neuróticas nos filmes e novelas. São elas que "amam demais", não os homens.


Mas a rosa também tem espinhos, o que a torna ainda mais simbólica dos mitos que o patriarcado atribuiu às mulheres. Somos ardilosas, traiçoeiras, manipuladoras, castradoras. Nós é que fomos nos meter com a serpente e tiramos o pobre Adão do paraíso (como se Eva lhe tivesse enfiado a maçã goela abaixo, como se ele não a tivesse comido de livre e espontânea vontade). Várias culturas têm a lenda da vagina dentata. Em Hollywood, as mulheres usam a "sedução" para prejudicar os homens e conseguir o que querem. Nos intervalos do canal Sony, os machos são de "respeito" e as mulheres têm "mentes perigosas". A mensagem subliminar é: "cuidado, meninos, as mulheres são o capeta disfarçado". E, foi com medo do capeta que a sociedade, ao longo dos séculos, prendeu as mulheres dentro de casa. Como se isso não fosse suficiente, limitaram seus movimentos com espartilhos, sapatos minúsculos (na China), saltos altos. Impediram-na que estudasse, que trabalhasse, que tivesse vida própria. Ela era uma propriedade do pai, depois do marido. Tinha sempre de estar sob a tutela de alguém, senão sua "mente perigosa" causaria coisas terríveis.


Minha foto para a campanha da página "Moça você é machista"

Mas dizem que a rosa serve para mostrar que, hoje, nos valorizam. Hoje, sim. Vivemos num mundo "pós-feminista" afinal. Todas essas discriminações acabaram! As mulheres votam e trabalham! Não há mais nada para conquistar! Será mesmo? Nos últimos anos, as diferenças salariais entre homens e mulheres (que seguem as mesmas profissões) têm crescido no Brasil, em vez de diminuir. Nos centros urbanos, onde a estrutura ocupacional é mais complexa, a disparidade tende a ser pior. Considerando que recebo menos para desempenhar o mesmo serviço, não parece irônico que o meu colega de trabalho me dê os parabéns por ser mulher?

Dizem que a rosa é um sinal de reconhecimento das nossas capacidades. Mas, no ranking de igualdade política do Fórum Econômico Mundial de 2008, o Brasil está em 10oº lugar entre 130 países. As mulheres têm 11% dos cargos ministeriais e 9% dos assentos no Congresso -- onde, das 513 cadeiras, apenas 46 são ocupadas por elas. Do total de prefeitos eleitos no ano passado, apenas 9,08% são mulheres. E nós somos 52% da população.


A rosa também simboliza beleza. Ah, o sexo belo. Mas é só passar em frente a uma banca de revistas para descobrir que é exatamente o contrário. Você nunca está bonita o suficiente, bobinha. Não pode ser feliz enquanto não emagrecer. Não pode envelhecer. Não pode ter celulite (embora até bebês tenham furinhos na bunda). Você só terá valor quando for igual a uma modelo de 18 anos (as modelos têm 17 ou 18 anos até quando a propaganda é de creme rejuvenescedor...). Mas mesmo ela não é perfeita: tem de ser photoshopada. Sua pele é alterada a ponto de parecer de plástico: ela não tem espinhas nem estrias nem olheiras nem cicatrizes nem hematomas, nenhuma dessas coisas que a gente tem quando vive. Ela sorri, mas não tem linhas ao lado da boca. Faz cara de brava, mas sua testa não se franze. É magérrima (às vezes, anoréxica), mas não tem nenhum osso saltando. É a beleza impossível, mas você deve persegui-la mesmo assim, se quiser ser "feminina". Porque, sim, feminilidade é isso: é "se cuidar". Você não pode relaxar. Não pode se abandonar (em inglês, a expressão usada é exatamente esta: "let yourself go"). Usar uma porrada de cosméticos e fazer plásticas é a maneira (a única maneira, segundo os publicitários) de mostrar a si mesma e aos outros que você se ama. "Você se ama? Então corrija-se". Por mais contraditória que pareça, é esta a mensagem.

Todo dia 8 de março, nos dão uma rosa como sinal de respeito. No entanto, a misoginia está em toda parte. Os anúncios e ensaios de moda glamurizam a violência contra a mulher. Nas propagandas de cerveja e programas humorísticos, as mulheres são bundas ambulantes, meros objetos sexuais. A pornografia mainstream (feita pela Hollywood pornô, uma indústira multibilionária) tem cada vez mais cenas de violência, estupro e simulação de atos sexuais feitos contra a vontade da mulher. Nos videogames, ganha pontos quem atropelar prostitutas.


Todo dia 8 de março, volto para casa e vejo um monte de mulheres com rosas vermelhas na mão, no metrô. É um sinal de cavalheirismo, dizem. Mas, no mesmo metrô, muitas mulheres são encoxadas todos os dias. Tanto que o Rio criou um vagão exclusivo para as mulheres, para que elas fujam de quem as assedia. Pois é, eles não punem os responsáveis. Acham difícil. Preferem isolar as vítimas. Enquanto não combatermos a ideia de que as mulheres que andam sozinhas por aí são "convidativas", propriedade pública, isso nunca vai deixar de existir. Enquanto acharem que cantar uma mulher na rua é elogio , isso nunca vai deixar de existir. Atualmente, a propaganda da NET mostra um pinguim (?) dizendo "ê lá em casa" para uma enfermeira. Em outro comercial, o russo garoto-propaganda puxa três mulheres para perto de si, para que os telespectadores entendam que o "combo" da NET engloba três serviços. Aparentemente, temos de rir disso. Aparentemente, isso ajuda a vender TV por assinatura. Muito provavelmente, os publicitários criadores desta peça não sabem o que é andar pela rua sem ser interrompida por um completo desconhecido ameaçando "chupá-la todinha".


Então, dá licença, mas eu dispenso esta rosa. Não preciso dela. Não a aceito. Não me sinto elogiada com ela. Não quero rosas. Eu quero igualdade de salários, mais representação política, mais respeito, menos violência e menos amarras. Eu quero, de fato, ser igual na sociedade. Eu quero, de fato, caminhar em direção a um mundo em que o feminismo não seja mais necessário.

...Enquanto isso não acontecer, meu querido, enfia esta rosa no dignissímo senhor seu **.

Texto da Marj retirado do meu blog favorito do universo Escreva Lola Escreva
________________________________________________________________________

Frases dos machistas para as mulheres nesse dia tão comercial e pouco político:

"mulheres, vocês embelezam o mundo"
Não nascemos para ser decorativa.

"parabéns por ser mulher"
Essa pessoa realmente não sabe nada sobre o dia internacional da mulher 

"eu adoro as mulheres, afinal, nasci de uma"
Homens sempre serão homens, mas nós só seremos uma mulher de verdade se parirmos.
E ainda tornam isso como necessário, como instinto e olha só, só somos díginas de sermos "adoradas" porque os homens saíram de dentro de nós!

"falta um dia do homem mimimi" ou "vocês só tem um dia, nós temos 364"
Nós sofremos séculos de repressão, sofremos até hoje com preconceito e machismo. Essa data seria para conscientização. Não é para fazer festa, é para lutar.

"o dia é de comemoração, e você vai reclamar?"
Não, não é dia de comemoração.

"continue a ser essa mulher linda, doce, gentil e afetuosa que você é"
Não, não somos todas iguais, assim como os homens também erramos, também mudamos nosso humor, também temos raiva. Não somos seres perfeitos, não somos princesas.

Parabéns mulheres, afinal, gosto mais de lasanha! hehehe
Não existimos para o seu prazer. Não somos mercadoria. Cale a boca e comece a usar seu cérebro antes que atrofie.

Gravidez, depilaçāo, menstruaçāo, menopausa, cólica, celulite e amigas falsas. Parabéns!
Realmente, parece que ser mulher só se resume a isso. Parabéns por cólica? Por amigas falsas? Porque mesmo sofremos todos os dias? Ah é, o machismo, o preconceito, os estupros, as humilhações, os salários baixos, as cantadas, as agressões..! Por um momento até esqueci.

"aposto que as feministas não vão negar presentes nesse dia"
Vou, vou negar sim. Não preciso de rosas nem de chocolates. Não preciso que me comprem, que me homenageiem com migalhas. Se eu quisesse tanto assim um chocolate, eu mesma comprava.
Não é ruim ganhar presente. O ruim é pensar que esse presente está tentando representar um respeito que não existe. O ruim é pensar que hoje 8 de março, no dia internacional da mulher, muitas serão espancadas, estupradas, reduzidas por simplesmente terem uma vagina. De presente quero o não sofrimento dessas mulheres. A hipocrisia demente que cerca essa data eu dispenso.

"pra quê um dia desses? Vocês já são iguais a nós!"
 A Constituição da República declarou que homens e mulheres têm direitos iguais. De lá pra cá, essa pessoa aí não leu mais jornais nem revistas, não assistiu televisão nem conversou com ninguém, pois não sabe que a igualdade de fato está longe de ser alcançada. Tivemos de fazer uma lei pra combater violência doméstica, ainda precisamos de pressão política para melhorar as condições de trabalho, saúde e educação das mulheres, e falta acabar com o sexismo em todas as suas formas. Que igualdade é essa que tem tantas distorções e necessidade de correções?



”Por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres”.

13 comentários:

  1. Oi, Karla!
    Fiquei feliz com sua visita ao meu blog e vim retribuir =)
    Estou de acordo com o post... não quero nada de bombom e flor hoje! É tão triste a banalização e comercialização do Dia da Mulher.
    Beijos,
    Helô
    http://tomboyvsgirlie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Lindo seu texto e a sua homenagem no dia de hoje.
    bjos.

    http://as-coisas-mais-doces.blogspot.com/

    ResponderExcluir

  3. Olá!
    Feliz dia da mulher
    Estou visitando o seu cantinho. Adorei!
    Já estou te curtindo, dá uma olhadinha lá no meu blog se gostar curta e siga!

    Beiijos,
    Hora do Rímel

    www.horadorimel.com

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Adorei o texto, adorei a sua foto pra campanha, cara queria ter feito uma dessas :/
    Não sabia a origem do dia da mulher.
    Já curtindo e seguindo teu blog.

    Marinah | www.marinahgattuso.blogspot.com ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou.
      Curta a página delas pq tem várias outras campanhas.
      Beijos.

      Excluir
  5. Feliz dia da mulher, atrasadinho haha
    Beijos ♥

    Louca Indencisão

    ResponderExcluir
  6. Lindo seu texto e sua linda homenagem, sem palavra sério!

    jovenclube(.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  7. disse tudo flor, porém feliz dia da mulher

    Beijoos!
    http://simplesglamour.blogspot.com
    @simplesglamour

    ResponderExcluir
  8. Verdade, super concordo com você, parabéns para mim é só em aniversário e pronto! kkkk =p

    Primeira vez que venho aqui, se curtir a fã page/seguir o blog, me avisa que faço o mesmo aqui! <3

    Blog: www.kaahmenezes.wordpress.com
    Fã page: www.facebook.com/pages/Kaah-Menezes/146488652178125

    ResponderExcluir
  9. Que lindo!!! tem coisas ai que nem sabia. Amei <3

    www.mundogarota.com

    ResponderExcluir
  10. Ótimo post!
    Concordo que o dia da mulher deveria ser um dia de conscientização. A mulher ainda é assediada.. é impossível passar em frente a um bar ou uma construção sem ouvir a palavra "gostosa" ou cantadas baratas.
    Ainda existem mulheres que sofrem abusos de parceiros e não conseguem sair da situação.
    Ninguém dá presentes para os negros no dia da consciência negra.
    E a mídia não faz nada para mudar. Essas propagandas com mulheres gostosas, revistas com mulheres perfeitas, cheias de photoshop, pornô que ofende as mulheres.. Quando isso vai parar?
    Beijos, Aline
    http://24diasdeprimavera.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato!
      É muita hipocrisia desse pessoal.
      É como se a gente não pudesse falar nada pois afinal "temos um dia da mulher".
      Beijos.

      Excluir

Deixe abaixo de seu comentário o endereço do seu blog para que eu possa retribuir a visita :D