quarta-feira

Depilação - Imposição ou escolha?



Essa semana saiu o comercial da Gillette onde homens peludos foram chamados de nojentos.
A partir daí os peludos, que geralmente exigem mulheres depiladas e lisinhas, se ofenderam e clamaram por justiça. Muitos até mesmo queriam denunciar ao Conar e fazer boicote à marca.
Outros começaram a dizer que homens que fazem a sobrancelha, usam cremes e começam a se depilar, logo se tornariam gays, como se a remoção de pelos magicamente transformasse a sexualidade.


Outros ainda falaram que mulher naturalmente tem menos pelo e os homens são naturalmente peludos e que a depilação feminina era pra acentuar e a do homem era pra afeminar, como se algo feminino fosse ruim e como se ele conhecesse o mundo todo já que falou com tanta certeza qual gênero tem pelo e qual não tem.
É engraçado, pois eu tenho bastante pelo e conheço muitas meninas que também tem e ninguém tinha avisado a nós que somos homens então!


Aposto que todo mundo já viu essa imagem circulando por aí com alguma piadinha.
Pelos são tããããão engraçados, só que não.


"Homens foram chamados de nojentos e vocês, mulheres, não são xingadas nas propagandas"

Bom, mas já está implícito há muitos anos que pelos femininos são nojentos e inapropriados.
Houve uma época em que não éramos obrigadas a nos depilar inteira, mas isso acabou. E até hoje Vera Fischer e Claudia Ohana são chacotas e viram piadinhas em rodas masculinas pois um dia posaram nuas e PELUDAS. Que audácia!
E até hoje, quando atrizes são premiadas o que é notado não é o seu talento. É sua depilação.



Precisa mesmo nos xingarem de nojentas quando a cara que fazem pra nós quando não deu tempo de depilar é de nojo, asco e desprezo?
É preciso xingar, quando já temos uma cultura ocidental que diz que pelo de mulher é falta de higiene, mas o de homem é normal?


"Nada contra quem não gosta de se depilar, quem descuida dessa parte, mas acho que a mulher deve sim estar impecável. Deve estar depilada embaixo do braço, na vagina, nas pernas, quem tem muito pelo na coxa, depilar também. O buço nem se fala, pq mulher de bigode, nem o diabo pode, hahahaha. Então mulherada, escolha o que quiser, mas na minha opinião, nada como uma mulher vaidosa, cheirosa e arrumadinha."

Esse texto eu tirei de um blog de uma mulher. Quem ensinou ela a pensar assim e como será que agravou essa onda da depilação completa nesses últimos 15 anos?
Seria a geração Xvídeos, que pensa que mulher nasce com uma depilação a laser no sangue, ou seria mais uma forma das empresas de cosméticos lucrarem em cima de nós?
Aliás, agora querem lucrar em cima dos homens também. Um público que também tem pelos, olha só!
E se são nojentos e falta de higiene pra nós, agora também são para eles.
Só queria saber quem inventou que pelos são nojentos. Ó, meu Deus!!! Um pelo, eca... tsc tsc .. É só pelo, gente!



E só pra avisar, não acho nada legal exigirem um padrão pros homens também quando eu adoraria que não existisse pras mulheres.
Acho que todos devem ser livres e não é um pelo que vai mudar alguma coisa em nossa vida.

Na Olimpíada ou em qualquer competição não existe a cobrança para que os homens sejam bonitos, tenham cabelos lindos e usem roupas coladas.
Já para atletas mulheres é humilhante. Muitas reclamam das roupas coladas que são obrigadas a usar. Será que alguém veria vôlei feminino se elas usassem short largo e camiseta assim como os homens? Será que até na hora de competir a mulher deve ser um objeto sexual para conseguir audiência?


Uma levantadora teve sua foto exposta em vários sites por estar com a axila peluda. Ela provavelmente pensou que estava indo competir e não indo participar de um concurso de beleza. Ledo engano!
A ginasta americana Gabby Douglas ganhou o título individual e também ajudou seu grupo a ganhar a medalha de ouro, mas o que foi notado e criticado no podium foi seu cabelo.

Então homens, estão indignados com a propaganda da Gillette? Acha mesmo que nós adoramos depilação? Acham mesmo que após tantos anos vendo propagandas minando nossa mente, mostrando que só podemos nos sentir feminina e livre se nosso corpo estiver depilado e se nossa axila e nossa virilha estiverem clarinhas, precisamos que alguém nos chamem de nojentas?


Quero ver quando começarem a falar que homem só fica sexy de salto, que homem deve fazer as unhas sempre (pois cutículas são nojentas urgh!) e que não podem trabalhar pois devem criar os filhos.
Bem vindos ao nosso mundo onde a ditadura dos pelos de fato existe. Desconfortável, né?
E pra nós, nem Gillette serve. É cera quente.
Essas regras de como mulheres e homens devem agir/fazer/usar são patéticas.

11 comentários:

  1. Se pelos não servissem para nada, nós teríamos nascido sem eles. Sinceamente, esse mundo de hoje é que me enoja!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem isso. Algo natural se tornou feio e nojento.
      Esses padrões inalcançáveis só servem para nos deixar mal e nos odiar.

      Excluir
  2. Ótimo texto..
    Um dia eu vi um post criticando as mulheres que tem muitos pelos nos braços.
    E os mesmos homens que falam que a mulher deve literalmente depilar tudo, são os que jamais depilariam.
    Beijos, Aline
    http://24diasdeprimavera.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Coerência pra que, né?
      Acho que impor que homens sejam peludos para serem machos tão horríveis quanto impor que homens sejam depilados.
      Mas nós mulheres não temos escolha. E se escolhemos ir contra a maré, somos alvos de muitas piadinhas e brincadeirinhas de mau gosto.

      A luta é grande mas não podemos desistir.
      Vamos viver como queremos e como nos sintamos bem :)

      Excluir
  3. A mídia não tem mais pra onde atacar né, tudo bem que eu não gosto de pelos masculinos hehe acho que a gente que é mais nova já cresceu também com uma cabeça mais aberta, onde se o homem tem pelos fazer o que, mas se ele se depila, bah bem legal, ele se cuida! Acredito que devia haver igualdade para todos, mulheres e homens deviam ter o direito de escolha de como querem ser e parecer.
    Gostei muito do seu texto e das tirinhas, não sabia dessa propaganda, por que ando evitando televisão e não tinha visto nada na internet, mas agora vou assistir, e rir da indignação dos homens, por que se pelo na nossa perna é nojento....na deles tem que ser também :p hehe
    Beijos,
    Vivi Becker
    http://maniadeguria.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada um tem o direito de gostar de pelos ou não.
      O problema é quando querem interferir e exigir mudanças em nosso corpo.
      Quem quer depilar não vai se tornar menos homem.
      E a mulher que não depilar, nunca será menos mulher :)

      Excluir
  4. Palmas pra você, de verdade. Acho que a mídia se deu conta de que não tem mais onde atacar as mulheres e passaram para os homens. Particularmente, eu gosto de me depilar, pelos me incomodam. Não acho nojento nem nada, mas sempre tive esse hábito. Meus irmãos mais velhos tiram os pelos com máquinas feitas para isso e nada disso os faz menos homens, muito pelo contrário. Mas, infelizmente, a sociedade chegou à um ponto onde a mídia tem razão de tudo e qualquer coisa que fala na tv é a verdade e tem que ser seguido. Pobre pessoas essas que vivem à par da tv e mídia...

    Beijão, http://dinha-vieira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Dinha!
      A mídia faz a cabeça das pessoas de uma forma que chega a ser cruel.
      E quem não quer pertencer ao padrão sofre muito preconceito.
      "Ui, aquela ali não se depila. Deve ser uma feminista mal comida"
      Não necessariamente uma mulher com pelos é feminista e nem por ser feminista não tem um namorado, e tendo um namorado pode ficar de mal humor também, já que fazer sexo não resolve todos os problemas do mundo, né?
      As pessoas pegam frases prontas e arrotam na nossa cara, e quem discorda acaba sendo mal interpretado.

      Excluir
  5. Reflexão muito boa, Karla! Por que toda vez que alguém ousa seguir por um caminho que socialmente não seja visto como "comum" acaba sendo alvo de tantas críticas? Essa reflexão sobre depilação feminina e masculina abre espaço para outras maiores que, na minha opinião, hoje, mais que nunca, precisam voltar. Eu. às vezes, sinto como se houvesse apenas uma maneira de existir enquanto homem ou mulher e qualquer coisa fora disso deva ser desconsiderada.
    :*
    http://sesobrarpapel.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      É exatamente assim como me sinto. Mas eu nunca vou aceitar esse modo de viver imposto pelo patriarcado/machismo.
      Tem muitas questões a serem discutidas mesmo e muita coisa a ser questionada.
      O melhor disso tudo é que tenho visto muitas pessoas abrirem os olhos e criticar esses padrões!

      Excluir
  6. se não quer ser vaidosa com suas axilas, por favor não utilize outros produtos de estética, porque logo não fará sentido.

    ResponderExcluir

Deixe abaixo de seu comentário o endereço do seu blog para que eu possa retribuir a visita :D